Este projeto, iniciado em Junho de 2013, tem como objetivo agrupar fotografias que caracterizem e representem a história e a evolução da Cova do Vapor, através do contacto direto com a comunidade. Moradores, visitantes, interessados e outros intervenientes foram chamados a emprestar as suas fotografias ao projeto para a criação de uma cópia digital.
Memórias Coletivas da Cova do Vapor integra-se no âmbito do projeto Casa do Vapor que visa a valorização da Cova do Vapor, assim como a sua divulgação, através da memória subjacente à imagem, que se procura simultaneamente salvaguardar.
Numa primeira abordagem à população, foi feita uma seleção das imagens com interesse histórico/cultural, sociológico/antropológico, artístico e/ou urbanístico. Como qualquer processo de seleção deste tipo, é intrinsecamente subjetivo, e por isso, procurou-se que a recolha fosse a mais extensa quanto possível.
As fotografias recolhidas foram de seguida digitalizadas na LUPA (Luís Pavão Limitada), de forma a obter cópias com elevada qualidade e reprodutibilidade. A digitalização é uma estratégia de acessibilidade e divulgação dos espólios fotográficos, e simultaneamente de conservação das imagens. A evolução da deterioração dos suportes fotográficos tem demonstrado que, mais cedo ou mais tarde, a sua cópia se torna numa necessidade para a permanência do seu conteúdo intelectual.
Esta plataforma online consiste basicamente numa base de dados ilustrada, que permita apresentar a um público extenso, os resultados deste trabalho. O site é uma ferramenta aberta, ou seja, que contempla a sua atualização e desenvolvimento.
As imagens apresentadas neste site pretendem servir a outros projetos no futuro, tais como exposições, material de pesquisa, etc.